Pensamentos crônicos

Microcrônica do Pertencimento

Escrito por Thigu Soares

Quando um lugar simplesmente deixa de te pertencer é muito difícil que você consiga se sentir novamente em casa, leve, feliz e seguro. É como uma roupa querida que simplesmente deixa de te servir quando você cresce ou engorda, tanto faz.

Poucas coisas podem ser mais tristes do que a sensação de não pertencimento. E esse sentimento se avoluma quando você sente não mais pertencer a um lugar ou posição que já lhe pertenceu.

É estranho se tornar turista em sua cidade, visitante em uma casa que foi sua e simplesmente não se sentir adequado a quase todas as situações que se apresentam.

Quando um lugar simplesmente deixa de te pertencer é muito difícil que você consiga se sentir novamente em casa, leve, feliz e seguro. É como uma roupa querida que simplesmente deixa de te servir quando você cresce ou engorda, tanto faz. Talvez se aproxime mais da sensação do crescimento.

Essa sensação esquisita traz consigo a necessidade de uma busca por um novo lugar ou a saudade de um lugar que já é seu, mas que por qualquer razão se apresenta distante. É difícil saber conviver com o aperto no peito que sufoca, com o incômodo que dói como se fossem bolhas nos pés.

A maioria dos caminhos que trilhamos só começa a existir quando passamos por eles. Certas vezes, parte dessa caminhada consiste em deixar que nossas antigas moradas tornem-se novos portos, para que possamos recorrer em tempos de tempestade, mas não aportar por período indefinido.

Não existe mar calmo como o lar, por mais distante e novo que seja. Mesmo que não seja em lugar algum.

Sobre o autor

Thigu Soares

Um ex-jovem sempre velho que sonhou ser escritor. Blogueiro bissexto, cronista por vocação, "publicizeiro" totalmente por acaso. Intenso, exagerado, mal humorado, ácido e corrosivo. Leal, amigo e um pouco mentiroso. Flamenguista, carioca e pai de dois Pugs lindos. Luto contra a balança e brigo com a tarja preta. Já quis salvar ou o mundo, mas dá muito trabalho, mas dá preguiça… Mesmo sem fazer isso direito, tento seguir rabiscando como dá. É bom pra combater ou manter a loucura.