Correspondência Divã-neando Pensamentos crônicos

Não desista.

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
Escrito por Thigu Soares

10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O tema é muito mais sério e sensível do que parece. Vamos (nos) ajudar.

Entendo como em alguns momentos as coisas possam parecer absolutamente sem cor ou sabor. Já calcei estes mesmos sapatos e sei que, nessa hora, não existe momento melhor ou pior. Qualquer tipo de comparação é burra e sem sentido. Afinal, qualificar o vazio é algo que, além de cruel, soa sem qualquer fundamento ou sensibilidade.

Assuntos delicados quase sempre servem como um prato cheio para o silêncio. Existe sempre uma gaveta disponível para qualquer verdade que seja inconveniente aos olhos dos outros e da sociedade. É como se todo tabu merecesse uma nuvem densa como cobertor tendo como exclusiva finalidade proteger os demais de algo que pareça ou qualifiquem como fora do normal.

Compreendo que a dor de agora possa parecer sem fim, que o tabu contribua para sua vergonha em buscar ajuda ou, com o tempo, em admitir pelo que passou e como essa libertação está longe de ser instantânea. A valorização da vida sempre pune a boca que fala ou o cérebro que pensa em suicídio. Erro crasso de quem acha que uma casa pode ser limpa com a poeira sendo jogada pra baixo do tapete.

Dogmas religiosos conferem ao assunto afrescos cruéis de algo que deveria ser visto com seriedade e desapego. A taxação geral pela fraqueza ou o apontamento em direção à covardia são lugar comum de quem nunca esteve perto disso ou jamais se importou com a gravidade de uma condição como essa. Também já estive deste lado.

Hoje, acho que posso dizer que o suicídio não se combate sozinho. Sua prevenção e discussão passam longe da glamourização de um tema. Apenas assim podemos nos entender como pessoas que, como todas as outras, também passam por momentos difíceis, momentos de absoluta dor e vazio, em que parece que o maior alívio pode vir da desistência.

Quem desiste ou pensa em desistir não faz isso por covardia ou querendo infligir dor aos que lhe cercam. Acabar com tudo parece, às vezes, ser o único modo de acabar com a dor que se carrega e se inflige aos outros.

Nessas horas, é fundamental que você, que pensa em desistir, entenda que é possível lutar mais um pouco, mais um dia, mais uma vez. E que não há motivo para ter vergonha de pedir ajuda.

Na há nada errado em querer desistir, mas não desista.

Hoje é o dia mundial da prevenção ao suicídio. Fique atento a quem precisa de ajuda. Busque ajuda sempre que precisar. Conte comigo. Conte conosco.


Utilidade: O Centro de Valorização da Vida está sempre à disposição, caso você (ou alguém que você conheça) precise de ajuda. Ligue 188.

Sobre o autor

Thigu Soares

Um ex-jovem sempre velho que sonhou ser escritor. Blogueiro bissexto, cronista por vocação, "publicizeiro" totalmente por acaso. Intenso, exagerado, mal humorado, ácido e corrosivo. Leal, amigo e um pouco mentiroso. Flamenguista, carioca e pai de dois Pugs lindos. Luto contra a balança e brigo com a tarja preta. Já quis salvar ou o mundo, mas dá muito trabalho, mas dá preguiça… Mesmo sem fazer isso direito, tento seguir rabiscando como dá. É bom pra combater ou manter a loucura.