Cantinho da Leitura

Leitura no Kindle: vale a pena?

Escrito por Mayara Godoy

Vale a pena adquirir um e-reader? E o que fazer com aquela vontade de sentir o cheirinho de livro novo?
Vem que a gente te conta (quase) tudo sobre esse universo dos livros digitais.

Há alguns anos, aderi à leitura nos e-readers e, como muita gente pergunta se vale a pena, resolvi escrever este texto sobre as minhas considerações e, quem sabe, auxiliar alguns dos indecisos por aí.

Vale esclarecer, também, que citei o Kindle no título por ser o e-reader mais famoso, mas tem várias outras marcas, que comentarei posteriormente.

Diferencial do e-reader

Antes de mais nada, acho que é importante salientar a diferença entre ler num e-reader e ler em qualquer outra plataforma digital (PC, notebook, celular, tablet).

O grande diferencial é que a tela dos e-readers é própria para leitura, ao passo em que as outras telas são feitas para ações diversas, como ver vídeos, navegar em sites, etc. Na verdade, a tela do e-reader não se parece em nada com a de um tablet ou celular: ela se parece muito mais com o papel de verdade. Trata-se de uma tela opaca, que adota a tecnologia e-ink, logo, não tem reflexo (você pode ler até no sol) e não cansa a vista como as telas de computadores, tablets e celulares.

Dito isto, fica muito evidente que os e-readers são feitos única e exclusivamente para leitura. Não são feitos para você navegar em redes sociais, conversar com amigos, nada disso. Ou seja: é como estar lendo um livro mesmo, você terá à sua frente o texto e nada mais que possa te distrair.

Vantagens do e-reader

Adianto que, desde que aderi aos e-readers (meu primeiro foi um Kobo, só depois veio um Kindle), eu perdi totalmente o hábito de ler livros em papel. Explicarei por quê:

Leitura menos cansativa

Além do fator que eu já citei acima, de a tela não ser fatigante para os olhos, o Kindle é menos cansativo de ler de modo geral, porque, como é leve (muito mais leve que qualquer livro), não cansa os braços de ficar segurando. E não tem aquele problema de, se o livro for muito grosso, ser difícil de manter as páginas abertas quando chegamos à metade.

Tecnologia a seu favor

Alguns modelos de e-readers possuem luz embutida, que você pode regular conforme o seu gosto, e possibilita ler no escuro. Também tem a vantagem de não precisar de marca-páginas, porque eles salvam automaticamente o seu progresso de leitura.

Outro ponto que favorece muito a leitura é a configurabilidade da fonte (tamanho, espaçamento, estilo, etc). Você pode ajustar tudo conforme for mais confortável para os olhos. (eu já abandonei livros pela metade porque tinham a letra muito pequena, ou as folhas muito transparentes, por exemplo).

Também me agrada muito o fato de os e-readers, via de regra, terem dicionários embutidos, o que pode ser muito interessante se você estiver lendo um livro com linguagem muito complexa, ou um livro técnico, por exemplo.

Durabilidade da bateria

Uma vantagem gigante dos e-readers em comparação com qualquer outro aparato digital é a duração da bateria. Mesmo que leia muito, você não vai precisar viver encoleirado ao carregador, como bem sabemos que é nossa vida hoje em dia com smartphones e afins. Se for sair para viajar, por exemplo, dê uma carga completa e vá, sem medo de ser feliz.

Portabilidade

Para mim, a facilidade de carregar o Kindle para todos os lados (ele cabe em qualquer bolsa e não pesa quase nada) é um dos grandes trunfos do gadget em comparação com livros. Afinal, com o aparelho, tanto faz se você tem um ou 30 livros, de cem ou 500 páginas cada, o peso é o mesmo. Então, como eu sou uma pessoa que em vários momentos fica indecisa (ou entediada mesmo) e vai passando de livro em livro, gosto da sensação de ter várias opções ao alcance de um toque na tela.

Instantaneidade

Comprar ebooks é muito mais prático que comprar livros em papel. Eu sei que nada substitui o prazer de entrar em uma livraria e passar horas olhando as estantes, folheando, lendo as sinopses e depois sair com um livro novinho em folha – ou seria eu uma saudosista? Mas, para quem muitas vezes não tem uma boa opção de livraria na cidade e acaba comprando pela internet, a demora (e o preço) do frete podem ser uma tortura.

Com os e-readers, você compra o livro e, processado o pagamento, ele já está em suas mãos. Eu, particularmente, amo essas possibilidades que a tecnologia oferece. Sem contar que é mais ecologicamente correto, né? Ah, e normalmente e-books são mais baratos que livros físicos também.

Desvantagens do e-reader

Eu sou muito suspeita para falar dos e-readers, porque francamente só vejo vantagens, mas tentei me lembrar de alguns contrapontos que as pessoas me apresentam com frequência e, por questão de completude de informações, apresento aqui:

Não tem o cheirinho do livro

Tem gente que ama cheiro de livro novo (e eu sou uma dessas pessoas!) e sente prazer em folhear cada página, como se estivesse saboreando o livro. No Kindle, infelizmente, essas sensações não podem ser reproduzidas. Você pode até virar a página fazendo o movimento de folhear (nos modelos que são touch-screen), mas é claro que não será a mesma coisa que o papel.

Não fica bonito na estante

Pode parecer besteira, mas eu sempre achei livros um ótimo item de decoração. Para quem gosta de colecionar e exibir sua biblioteca particular, não terá a mesma graça mostrar suas coleções na tela do e-reader. Mas, esta é uma opinião bem particular de quem tem o apego material mesmo pelo livro, e você sempre poderá comprar seus preferidos para ter como itens de coleção.

Não tem dedicatória

Quem gosta de comprar livros e tietar os autores muitas vezes guarda com apreço o exemplar com uma dedicatória. O mesmo ocorre com quem recebe (ou dá) de presente um livro, com um recado carinhoso na folha de rosto. Infelizmente, os e-books ainda não substituíram essa sutileza.

Nestes casos específicos, eu ainda tenho os livros de papel, como é o caso do Relatório de Evidências, da minha querida amiga e comparsa deste blog, Nathália Karl – que ainda estou esperando a oportunidade de encontrar pessoalmente para pegar a minha dedicatória. Mas, não vejo por que uma regra não possa ter exceção, não é? Incentive e prestigie seus amigos escritores, compre o livro deles. Apoie esta causa. [Não é #ad]

Não dá para rabiscar

Particularmente, acho um sacrilégio riscar livros, mas há quem goste de usar marca-texto, colar post-its, fazer anotações, entre outras formas de guardar alguma citação importante. Neste caso, o Kindle permite que você destaque um trecho, com uma ferramenta que parece um marca-texto mesmo, e também tem a opção de incluir uma nota. O teclado é meio ruinzinho para digitar, mas existe a opção.

Veredito

Então, apresentados os prós e os contras, meu veredito é que: sim, vale muito a pena adquirir um Kindle. Com ele, eu tenho conseguido organizar melhor minhas leituras, e elas rendem muito mais – como eu disse no início, canso menos, logo, leio mais. Além do fato, é claro, que não fico acumulando livros empoeirados na estante. Tenho buscado ser mais minimalista e esse tem sido um ponto crucial.

Vou deixar, abaixo, algumas indicações dos e-readers mais comercializados do mercado, para que vocês possam traçar os comparativos dos preços e opções:

E você, já aderiu aos e-readers? Conta pra nós a sua experiência. Se não, ainda tem alguma dúvida? Deixa aí nos comentários!

Sobre o autor

Mayara Godoy

Palestrante de boteco. Internauta estressada. Blogueira frustrada. Sarcástica compulsiva. Corintiana (maloqueira) sofredora. Capricorniana com ascendente em Murphy. Síndrome de Professor Pasquale. Paciente como o Seo Saraiva. Estudiosa de cultura inútil. Internet junkie. Uma lady, só que não. Boca-suja incorrigível. Colunista de opiniões aleatórias. Especialista em nada com coisa nenhuma.