Nesse Dia dos Namorados, ame de todas as formas e, principalmente, se ame. Pode parecer hipócrita da minha parte pedir amor próprio quando todos querem comemorar a dois, já que eu tenho alguém pra dividir os boletos, a cama, os B.O.s a vida. Mas venho aqui falar com tranquilidade a leveza de alguém que pegou o dinheiro que tava sobrando e não gastou em presentes para o seu bem, e sim em aula extra no pole dance (e nem vai rolar performance particular).
Eu, que era a romântica das poesias nas aulas de Português da 8ª série, já cansei de choramingar por estar sozinha no Dia dos Namorados. Já reclamei por não fazer nada especial em casal. Já lamentei porque o ném disse que não somos mais namorados. Porém, além das rugas, a idade está sempre enchendo a nossa cara de tapas e mostrando as coisas que, no fim do dia, são o que importa. E, dentre essas muitas coisas, o “autoamor” é talvez a que eu mais tente exercitar pra seguir sã diante das doideiras do mundo em que estamos sobrevivendo.
Veja bem, eu não sou contra os praticantes da celebração do Dia dos Namorados. Mas, cheque a sua “timelaje” das redes sociais e ela só vai reforçar o que vou dizer: essa é só mais uma data de demonstrações obrigatórias de afeto. Um dia de flores superinflacionadas chegando pra causar comoção passageira, uma noite de declarações para legendar fotos maquiadas, de romantismo compulsório, restaurantes com reserva e filas em motéis.
Os casais apaixonados do Instagram não me interessam. Quero falar com você, individualmente, fora da metade da laranja de alguém. Quero você como laranja inteira, em todos os seus gominhos, sem essa ideia de que falta um pedaço pra completar a sua felicidade. Nesse Dia dos Namorados, eu quero muito que você se ame. Seja você solo ou o amor de alguém. E sei que vai ser mais difícil do que se alisar enquanto ouve Beyoncé e tenta aprender chair dance ao mesmo tempo, então, eis aqui um par de ideias pra passar bem por essa data (considere um presente meu, por assim dizer).
- Pratique o autocuidado. Sabe aquela consulta que você sempre deixa pra agendar depois, porque tem trabalho, estudos, casa, família pra cuidar? Pode marcar. Coma seus vegetais. Beba muita água e tome sol.
- Levante a sua autoestima. Escolha uma roupa em que você se sente bem
gostoso/a, use seu perfume importado. Faça barba, cabelo e bigode, gaste aquele batom da MAC que custou 90 reais. - Experimente tentar um lip sync da sua música sensual favorita na frente do espelho.
- Se leve para jantar (faça reserva!), ou prepare aquele prato que você considera perfeito para uma ocasião especial. Abra seu vinho, sua cerveja, ou mesmo aquela Coca-Cola que você guarda pro fim de semana. Se dê um presente.
- Faça uma playlist com as músicas que você gosta, e use ela pra dançar sozinho. Ou pra cantar no chuveiro. E não se esqueça de aplicar hidratante nos cotovelos e calcanhares antes de dormir ouvindo seu podcast predileto.
- Fale com as pessoas que fazem bem a você.
- Veja seus filmes, leia seus livros ou jogue videogame – você só tem que agradar a você.
- Mate suas vontades.
Relacionamentos podem ser maravilhosos, e ter alguém pra compartilhar experiências e formar uma família é incrível. Mas a pessoa mais importante da sua vida é você. Pense assim pelo menos por um dia, mesmo que esse seja o dia em que as propagandas da TV queiram lhe convencer do contrário. Todo mundo merece carinhos e declarações, e presentes, e momentos gostosos. Não espere por outra pessoa pra proporcionar isso a você.
Então, nesse Dia dos Namorados, e em todos os dias, cuide bem do seu amor. E que esse amor seja você.
Créditos da imagem: kevin laminto - Unsplash