Pensamentos crônicos

Ouça o seu coração

Escrito por Nathalia Karl

Coração é aquilo que você carrega no meio do tronco e, que dentre suas funções vitais, faz você sentir quando a coisa ou algo é para você, quando você vai conseguir superar seus obstáculos, chegar ao êxito, ser feliz.

Eu poderia começar esse texto com as seguintes palavras: Eu sei que existe algo por trás do seu sorriso. Eu percebo pela aparência dos seus olhos (…), mas seria um plágio/tradução do grande sucesso romântico de 1988 do grupo Roxette. Então, vou aproveitar fragmentos desse clássico para ilustrar esse momento, pois, digamos que embora, tecnicamente, eu não seja a melhor pessoa para palestrar sobre os assuntos pertinentes ao âmago, não tem como deixar passar uma constatação: o seu coração fala com você, então ouça.

Coração é aquilo que você carrega no meio do tronco e, que dentre suas funções vitais, faz você sentir quando a coisa ou algo é para você, quando você vai conseguir superar seus obstáculos, chegar ao êxito, ser feliz. Enfim, é algo que te torna uma pessoa sensível a ponto de enxergar melhor os pontos de vista, e quiçá se tornar o tal ser empático de que tanto se fala por aí.

Por muito tempo, acreditei que ser uma pessoa racional era o que resolvia com maestria as objeções da vida, do pessoal ao profissional. Mas, com o passar dos anos, as experiências e a própria vida como ela é (pausa dramática), percebi que eu estava muito enganada e que definitivamente só o nosso coração consegue nos fazer olhar para as outras pessoas e saber o que se pode ou não esperar delas, se faz bem ou não de tê-las por perto, se são tão essenciais quanto, às vezes, as fazemos serem.

No final das contas, o resultado prático é uma triagem do que realmente vale investir e valorizar. Afinal, a vida é uma constante oportunidade, é nosso dever aproveitá-la intensamente e, nesse meio tempo, saber que ser feliz de verdade é o que mais importa, e que para isso temos que aprender a ouvir o que vem de nós e deixar de superestimar o barulho que vem de fora.

Então, se eu posso deixar algo agregador em forma de carinho, de indiretinha do bem ou mensagem tipo de Instagram, por experiência própria: ouça o seu coração, faça questionamentos sinceros e acredite que a resposta sempre vem. E, como bem disse o nosso inoxidável Eça de Queiroz, “É o coração que faz o caráter”.

Crédito da Imagem: Giulia Bertelli – Unsplash

Sobre o autor

Nathalia Karl

Nathália é uma vítima de suas próprias frases mal alinhavadas que lhe rendem um retrato falado que não corresponde a realidade.
Está lançado o desafio: Se não gostarem, processem-me.