Pensamentos crônicos

Recomeços

Imagem de fogos de artifício coloridos estourando
Escrito por Mayara Godoy

Tudo novo de novo. Será?

Começou o ano. Agora é para valer. Pelos quatro cantos do mundo (o que não faz sentido, já que o mundo é redondo), pessoas estão, neste momento, se matriculando em academias para finalmente começar a vida fitness prometida, fazendo faxina na casa para reorganizar a vida e a mente, comprando um planner novo e escrevendo lá todas as suas metas anuais etc.

De fato, a virada do numerozinho nos traz aquela sensação de frescor, de um ano novinho em folha pra gente jurar que daqui pra frente tudo vai ser diferente e coisa e tal.

Porém, embora o ser humano tenha criado este sistema organizadinho de dias e horas, na prática, o recomeço independe de dia, mês, semana, ano, signo do zodíaco ou tipo de calendário.

Para mim, o recomeço é não uma ocasião, mas um estilo de vida. Pois o recomeço não se restringe a uma situação grandiosa, como uma mudança de emprego, de casa ou de status de relacionamento.

A vida é repleta de pequenos recomeços que, muitas vezes, passam despercebidos pelos nossos olhos distraídos. A cada dia em que acordamos de manhã, temos um novo recomeço, mas não naquele sentido clichê pseudopoético dos coaches de Instagram. E sim no sentido de que a vida não para, não espera e o tempo não perdoa ninguém.

Cada pequena atitude é um recomeço. Nem sempre fácil, importante dizer. Quantas vezes recomeçamos, mesmo querendo desistir? Em quantos momentos nos vemos desesperados e desamparados, mas tomamos nosso café e encaramos a rotina mesmo assim?

Ouso dizer que esses pequenos recomeços são tão importantes quanto (ou talvez até mais) que os grandes, pois são eles que nos levam aos momentos memoráveis, às conquistas instagramáveis e aos textões de LinkedIn.

É nos dias em que o cansaço é brutal, em que as nossas dores invisíveis são quase insuportáveis, e em que engolimos o choro e forçamos o riso que os recomeços são mais significativos. Esses recomeços são nossos grandes gritos de resistência e de vitória. São o nosso recurso mais valioso de sobrevivência.

Eu recomeço todos os dias. Estou recomeçando agora. E vou recomeçar de novo amanhã, por todos os dias em que eu respirar. E você? Quais são seus recomeços?

Sobre o autor

Mayara Godoy

Palestrante de boteco. Internauta estressada. Blogueira frustrada. Sarcástica compulsiva. Corintiana (maloqueira) sofredora. Capricorniana com ascendente em Murphy. Síndrome de Professor Pasquale. Paciente como o Seo Saraiva. Estudiosa de cultura inútil. Internet junkie. Uma lady, só que não. Boca-suja incorrigível. Colunista de opiniões aleatórias. Especialista em nada com coisa nenhuma.

2 comentários

Comente! É grátis!