Divã-neando Pensamentos crônicos

Deixa estar

Escrito por Mayara Godoy

Em tempos de guerras virtuais e de verdades absolutas, eu vejo muita gente culta e instruída que, porém, não é nem um pouco sábia. O oposto também é completamente verdadeiro.

covering-face-1149200_1280Não sei se são os 30 chegando, não sei se ando numa fase meio monge budista, não sei se é efeito colateral de algum remédio estragado, mas sei que aprendi que algumas coisas não valem nosso desgaste mental e, principalmente, emocional.

E uma das coisas que eu compreendi foi que conhecimento é muito diferente de sabedoria – e a prova disso é que a sabedoria não pode ser medida em carga horária, nem ser comprovada através de um diploma.

A sabedoria vem através dos anos, das experiências, das reflexões, do amadurecimento, da quebra de pré-conceitos, da abertura para novos pontos de vista, da empatia e, sobretudo, da humildade.

Em tempos de guerras virtuais e de verdades absolutas, vejo muita gente culta e instruída que, porém, não é nem um pouco sábia. O oposto também é completamente verdadeiro.

Mas, vaidade e soberba estão em alta na estação, e os detentores da razão digladiam-se com ferocidade, armados de opiniões devastadoras, como se lutassem a batalha do século.

Eu, que sou só mais uma qualquer entre sete bilhões, fico aqui só observando, enquanto degusto meu café e tento aprender um pouco sobre essa catástrofe chamada mundo.

Enquanto isso, já que ainda não sou sábia, nem tão culta assim, vou tentando praticar a serenidade e desviar das tretas. Vou me fazendo de cega, surda, muda e louca, e não pego pra mim as maledicências e as negatividades.

Espero, um dia, atingir um nível de elevação espiritual que me permita dizer, com a mesma complacência de minha saudosa avó: “Deixa estar, minha filha”. É. Deixa estar.

Sobre o autor

Mayara Godoy

Palestrante de boteco. Internauta estressada. Blogueira frustrada. Sarcástica compulsiva. Corintiana (maloqueira) sofredora. Capricorniana com ascendente em Murphy. Síndrome de Professor Pasquale. Paciente como o Seo Saraiva. Estudiosa de cultura inútil. Internet junkie. Uma lady, só que não. Boca-suja incorrigível. Colunista de opiniões aleatórias. Especialista em nada com coisa nenhuma.