Geral

Pai: muito além da palavra

Escrito por Thigu Soares

Pai: uma palavra tão curta, mas tão cheia de significados.

Pai, três letras e uma série de significados. Em meio a dores interiores, reflexões anteriores e um certo desespero projetado num futuro que parece ser próximo, mergulho novamente no significado de toda essa jornada.

É sempre uma semana esquisita, mas cada vez mais grata e menos dolorida. Ser pessoalmente bem resolvido com seus esqueletos no armário levou tempo, hoje as dúvidas são outras. Mais do que o lamento de outros tempos, fica a gratidão pelo curso das coisas.

Nem tudo é só beleza, é bem verdade. Troquei algumas paranoias. Não me faltou modelo ou referencia paterna, tive no meu avô um herói pra chamar de meu… E que baita herói ele é. Outras figuras foram importantes no processo também. Algumas por bons exemplos, outras por me indicarem traços que não quero carregar.

O problema é que dentro do muito que tive, o significado de ser pai ficou ainda maior e essa é a pequena dor da vez. Como ser um bom pai? O que é ser um bom pai? Quando você tem uma boa referência é normal que fique mais exigente, mas quando você acha que é a sua vez e dá medo?

Quais são as características que fazem de um homem um bom pai? A mulher carrega consigo todas as vantagens e desvantagens do processo, alguns defendem a teoria de nascem sabendo fazer isso, o corpo muda com a cabeça. Enquanto isso, a outra parte fica lá, solta, tendo tido sua parte tão fundamental quanto pequena contribuição.

Alguns dizem que o homem só sente que foi pai quando vê a cria pela primeira vez, eu discordo. Muitos são capazes de ver, viver, conviver, escolher não conviver, virar as costas e fingir que nada aconteceu. Eu definitivamente não entendo essa capacidade mórbida.

Ser pai parece ser fácil, mas pode virar uma tarefa complicada mesmo antes de sê-lo. Quando você quer ser mais que provedor, quando você quer ir além do cara que só contribuiu com algum material genético, quando você não quer ser só mais um, tudo se complica um pouco.

Algumas pessoas costumam perseguir bons papéis para aquilo que sentiram falta ou para algo que serviu como exemplo, quando você viveu os dois pontos, a vontade de ser pai pode desencadear uma paranoia quase boa, exceto pela incerteza na minha própria capacidade.

Não basta ser pai e participar. Para o que eu tive e para o que eu desejo, tem que ser herói, tem que ser parceiro, tem que ser o cara. Se você teve pai, mesmo que ele não seja o seu “pai”, aproveite esse domingo pra lembrar ou curtir o seu. Aproveite a possibilidade pra uma boa conversa e um abraço apertado. Se você não teve, não se fique ressentido,  mas pense MUITO antes de dar esse passo. Para algumas atividades na vida, não basta apenas ser bom, é fundamental que se tente ser o melhor, mesmo que seja só para o seu filho, seja ele filho de quem for.

Sobre o autor

Thigu Soares

Um ex-jovem sempre velho que sonhou ser escritor. Blogueiro bissexto, cronista por vocação, "publicizeiro" totalmente por acaso. Intenso, exagerado, mal humorado, ácido e corrosivo. Leal, amigo e um pouco mentiroso. Flamenguista, carioca e pai de dois Pugs lindos. Luto contra a balança e brigo com a tarja preta. Já quis salvar ou o mundo, mas dá muito trabalho, mas dá preguiça… Mesmo sem fazer isso direito, tento seguir rabiscando como dá. É bom pra combater ou manter a loucura.