Cantinho da Leitura Crônicas indica

Crônicas indica: Uma questão de química

Escrito por Mayara Godoy

Leitura obrigatória para o seu 2024!

Você já deve ter ouvido falar da série Uma questão de química“, que está bombando na Apple TV+. Na série, a maravilhosa Brie Larson interpreta a personagem principal, Elizabeth Zott, uma cientista que ousou reivindicar o espaço feminino na academia, em uma época em que mulheres não eram respeitadas nesses ambientes.

Mas, hoje, não vim falar da série, e sim do livro que a originou (Uma questão de química, de Bonnie Garmus). Este foi, se não me engano, o primeiro ou um dos primeiros livros que li em 2023, e entrou para a lista dos melhores. Uma leitura agradável, divertida, sagaz, daquelas que você não consegue largar o livro e se pega comentando a história em voz alta.

Sinopse
A obra conta a história de Elizabeth Zott, uma talentosa química, à frente de seu tempo, que só queria realizar sua pesquisa e ter o justo e devido reconhecimento por ela. Mas, nos anos 1960, a sociedade patriarcal não aceitava que as mulheres buscassem espaços fora do lar. Em uma história envolvente e cheia de reviravoltas, Elizabeth acaba tornando-se mãe e apresentadora de um programa de culinária na TV.

(sinopse resumida pelo Crônicas)

Eu realmente recomendo veementemente que você leia, se você está buscando títulos excelentes para a sua lista de leituras de 2024. É mais que uma obra de arte, é um convite à reflexão e – por que não dizer? – à indignação sobre o silenciamento e o apagamento das mulheres nos mais variados setores da sociedade (neste caso, na ciência).

Apaixone-se pela implacável Elizabeth, pela sagaz Madeleine e pelo fascinante Meia Hora, o cãozinho de estimação com um vocabulário digno de Guinness Book. Depois que ler, volte aqui e me conte o que achou, combinado?

O livro está à venda na Amazon por R$ 46,90 (versão impressa, e por R$ 28,49 na versão para Kindle).

Comprando por este link, você ajuda o Crônicas de Categoria a continuar no ar.

Sobre o autor

Mayara Godoy

Palestrante de boteco. Internauta estressada. Blogueira frustrada. Sarcástica compulsiva. Corintiana (maloqueira) sofredora. Capricorniana com ascendente em Murphy. Síndrome de Professor Pasquale. Paciente como o Seo Saraiva. Estudiosa de cultura inútil. Internet junkie. Uma lady, só que não. Boca-suja incorrigível. Colunista de opiniões aleatórias. Especialista em nada com coisa nenhuma.

Comente! É grátis!