Comer sem fronteiras Pensamentos crônicos

The África Café, inesquecível

Escrito por Rose Carreiro

Conhecer outras histórias, de uma cultura distinta, com uma gastronomia de novos sabores e sons que cantam outros povos. Isso é o que faz viagem ser inesquecível.

Faz pouco mais de um ano, pude realizar um sonho e conhecer a África do Sul. Graças a uma campanha da agência onde trabalho, viajei pra esse país de pessoas sorridentes e paisagens marcantes, e voltei como todos os meus clientes que já conheceram o destino diziam que eu voltaria: surpreendida

Se eu já amava o lugar antes de ter colocado meus pés na terra de Madiba, uma vez lá, eu me apaixonei de vez. Voltei querendo viajar para a África novamente, e trazendo comigo memórias que, só de virem à mente, já me fazem marejar. E, ainda que seja impossível transmitir em palavras, um momento que me traz bons sentimentos e que me faz querer compartilhar a experiência de estar lá foi a noite no The África Café.

O restaurante em Cape Town tem uma beleza rústica e típica, com muitas cores em decorações de parede e teto, e nas roupas dos funcionários, que recebem a todos com um sorriso brilhante e um olhar de quem tem histórias pra contar. Os pratos são uma mistura de cheiros inebriantes e sabores reconfortantes. Servem-se vinhos sul-africanos – divinos por sua própria natureza – e um clima de aconchego se instaura no ambiente com as luzes amareladas. 

Em meio ao barulho de talheres, taças e conversas, começa aquele som forte e nítido, de versos que, ainda que num idioma desconhecido, falam ao seu coração. Vindo pelo corredor, cresce no salão uma música feita de vozes e percussão, que vai lhe atingir no ponto mais fundo da alma. São mulheres e homens que estão contando sobre coisas que você não consegue entender, mas sente o poder de suas palavras, que arrepiam todos os pelos do seu corpo. As lágrimas podem embaçar a visão, mas é só fechar os olhos e sentir o coração cheio da energia que corre por ali para viver esse pequeno momento de prazer para os ouvidos. 

Conhecer outras histórias, de uma cultura distinta, com uma gastronomia de novos sabores, com sons que cantam outros povos, em outros dialetos. Numa visão singela, essas são experiências que fazem uma viagem ser inesquecível. Mais do que ficar num hotel de luxo, do que fazer registros compulsórios de cenários para redes sociais, do que riscar o checklist dos lugares da moda. 

Inesquecíveis são os momentos vividos e sentidos unicamente por cada um que experimenta aqueles mesmos instantes. Inesquecível é se emocionar diante de uma paisagem, diante de uma performance artística, de uma obra-prima, de uma história de superação de um estranho que recebe você em seu país de braços abertos. Inesquecível, pra mim, foi uma noite, num restaurante típico, com uma música linda, que me fez chorar. 

Créditos da imagem e da emoção: The África Café

Sobre o autor

Rose Carreiro

Nascida num 20 de Outubro dos anos 80. Naturalmente petropolitana, com passaporte carioca. Flamenguista pé frio e expert em não se aprofundar em regras esportivas. Fã de Verissimo – o Luis Fernando – e Nelson, o Rodrigues (apesar de tudo). Poser. Pole dancer com as melhores técnicas para ganhar hematomas. Amadora no ofício de cozinhar e fazer encenações cômicas baratas. Profissional na arte de cair nos bueiros da Lei de Murphy.