Pensamentos crônicos Sem meias palavras

O negacionismo como boia da estupidez

Escrito por Thigu Soares

A informação está disponível, testada e verificada. Mas, ainda assim, algumas pessoas optam pelo caminho do negacionismo.

A psicanálise freudiana define a negação como um mecanismo de defesa, um processo de fácil compreensão e, muitas das vezes, associado a estágios complexos, profundos e dolorosos. Lamentavelmente, não classifico o negacionismo como um primo feio da negação. Afinal, ele surge através da escolha de negar a realidade como forma de escapar de uma verdade desconfortável.

Temos vivido inegáveis e lamentáveis tempos de polarização. A consequência disso reside na fuga de muita gente ao menor sinal de confronto perante a realidade. Em tempos de epidemia da ignorância e de uma disputa pouco razoável por uma vitória de narrativas, a recusa em aceitar a realidade verificável se tornou moda, como uma espécie de movimento de resistência ao bom senso. O negacionismo emerge como uma boia da estupidez.

Compreender que ninguém deseja ficar isolado seria o mínimo que deveríamos esperar de pessoas que não tenham problemas mais graves de cognição. Entender os desafios sociais, científicos e econômicos que nos serão impostos após um período como esse deveria ser algo simples, como olhar ao próximo com alguma consideração. 

Custo a crer que tantos cristãos e pessoas de bem tenham tanta dificuldade em calçar os sapatos do outro apenas pela escolha. Procuro respostas quando vejo tanta desinformação ou apego a fatos distorcidos apenas para que a batalha da narrativa seja vencida. 

Ainda que a maioria esmagadora dos especialistas da ciência e da economia afirme o contrário, os ignorantes – sejam eles descamisados ou, em sua gigantesca maioria, economicamente privilegiados – seguem insistindo na conspiração e em uma preocupação hipócrita com os rumos da economia. 

Entendo que aqueles que não tiveram informação e educação pensem apenas de acordo com as necessidades profundas e primárias que batem em suas portas. Aos demais, aos que escolhem a negação por puro fanatismo político ou falta de empatia pelo próximo, desejo apenas consciência. 

A ignorância não é uma virtude, mas pode acontecer. O negacionismo é só estupidez, e por escolha. A burrice epidêmica precisa ser contida. Fique em casa e pense fora da caixa.

Sobre o autor

Thigu Soares

Um ex-jovem sempre velho que sonhou ser escritor. Blogueiro bissexto, cronista por vocação, "publicizeiro" totalmente por acaso. Intenso, exagerado, mal humorado, ácido e corrosivo. Leal, amigo e um pouco mentiroso. Flamenguista, carioca e pai de dois Pugs lindos. Luto contra a balança e brigo com a tarja preta. Já quis salvar ou o mundo, mas dá muito trabalho, mas dá preguiça… Mesmo sem fazer isso direito, tento seguir rabiscando como dá. É bom pra combater ou manter a loucura.

1 comentário

  • Lucidez em tempos de pandemia é algo raro, parabéns. A polarização que agora ocorre é pior que a polarização ocorrida durante as eleições de 2018.

Comente! É grátis!