Pensamentos crônicos

Sorria, meu bem…

Escrito por Patrícia Librenz

Mesmo que o mundo não seja gentil com você, mesmo que a vida lhe dê muitos motivos para chorar, mesmo que tudo esteja dando errado, nunca deixe de sorrir.

Mesmo que o mundo não seja gentil com você, mesmo que a vida lhe dê muitos motivos para chorar, mesmo que as pessoas que você mais amou já o tenham decepcionado, mesmo que tudo esteja dando errado, nunca deixe de sorrir. Não precisa sorrir quando estiver triste, mas, na medida do possível, procure sorrir mais do que chorar, agradecer mais do que reclamar, perdoar mais do que guardar rancor.

O riso é a arma mais poderosa do mundo, pois, quando uma pessoa deixa de sorrir, é como se estivesse desistindo de si mesma. E você é a única pessoa da face da Terra que não pode, jamais, desistir de você.

A vida machuca, o mundo é cruel, as pessoas nos decepcionam, mas não podemos, jamais, deixar de dar o melhor de nós mesmos só porque alguém não soube valorizar isso um dia… então, ofereça ao mundo a melhor parte de si – estampe no rosto o seu melhor sorriso.

Parafraseando Carpinejar: nunca desista da tua alegria porque alguém não a compreendeu antes. Doe-se, mesmo que um dia isso doa. Até porque, não deve ter nada mais dolorido neste mundo do que escolher viver no outono só por medo de se entregar e depois se magoar. Repita comigo até virar mantra: “a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional”.

Você é fruto das escolhas que fez, dos caminhos que percorreu, dos erros que cometeu. E é por isso que sorrir é tão vital, afinal, tudo o que fazemos é resultado das nossas decisões. A escolha é sua: opte por viver na primavera (ou na estação de sua preferência, caso tenha rinite). A vida fica mais bonita quando se tem um sorriso no rosto.

Não seja infeliz só porque seu último relacionamento não deu certo, ou porque seu chefe não lhe dá o devido valor. Não desista de ser feliz só porque não mora na cidade ou na casa dos seus sonhos. Quem é verdadeiramente feliz não espera tudo estar perfeito. Comece a ser feliz agora, seja feliz com o que tem hoje, pois até mesmo em tempos difíceis há espaço para pequenas doses de alegria.

Observe como pessoas sorridentes sempre são mais agradáveis, atraentes e interessantes. Parece que o universo conspira a favor de quem não tem medo de dar umas boas risadas. A paixão tem riso fácil. Então, sorria… E deixe o mundo se encantar por você!

Créditos da imagem: Caju Gomes on Unsplash

Sobre o autor

Patrícia Librenz

Mãe de dois gatos, um autista e outro que pensa que é cachorro. Casou com um veterinário, na esperança de um dia terem uns 837 animais. Gaúcha no sotaque, pero no mucho nos costumes. Radicada em Foz do Iguaçu desde 2008, já fez mais de 30 mudanças na vida. Revisora de textos compulsiva, apaixonada por dicionários. A louca do vermelho. A chata que não gosta de cerveja. A esquisita que não assiste a séries. Dona da gargalhada mais escandalosa do Sul do Mundo. Mestra em Literatura Comparada, é fã de Machado e Borges, mas ignorante de Clarice Lispector e intolerante a Paulo Coelho. Não necessariamente nessa ordem.