Correspondência

Contagem Depressiva

Escrito por Breno Amaro

A depressão atinge mais de 120 milhões de pessoas em todo o mundo. Algumas, de um jeito mais forte; outras, mais fraco. Não tenha medo ou vergonha de procurar ajuda.

10

Você se afasta do mundo e o mundo se afasta de você.

9

Você não sente vontade de fazer mais nada e se culpa por isso.

8

Sua vida se resume a poucas obrigações profissionais e fisiológicas.

7

Você sente uma força imaginária nos seus ombros, no seu peito e na sua cabeça, te impedindo de sair daquela situação.

6

Você sabe que precisa de ajuda, mas tem medo de ser julgado pelos outros e por si mesmo. 

5

Você tenta mentir pra si mesmo, dizendo que está tudo bem, até se lembrar que você é a única pessoa para quem não pode mentir.

4

A angústia, a ansiedade, o pânico, o desespero vão ficando cada vez mais fortes, intensos e constantes.

3

Você não sabe mais o que fazer para sair dessa tempestade no meio do oceano que virou a sua cabeça.

2

Você começa a aceitar que não tem mais jeito.

1

Você desiste.

0

A depressão atinge mais de 120 milhões de pessoas em todo o mundo. Algumas, de um jeito mais forte; outras, mais fraco. Não tenha medo ou vergonha de procurar ajuda. No começo, pode até ser de amigos, mas também procure ajuda profissional. E quando bater uma bad e você sentir que precisa apenas desabafar com alguém sem pré-julgamentos, ligue 188. O Centro de Valorização da Vida (CVV), vai te ajudar. Você é importante. Só precisa se lembrar disso.

Sobre o autor

Breno Amaro

Oi, eu sou o Breno. Carioca, redator, flamenguista, fã de surf, do Philadelphia Eagles e de Cavaleiros do Zodíaco. Faixa preta em Mortal Kombat e bi-campeão do World Series of Pavê 2015-16, comecei a escrever porque nunca aprendi a desenhar. Eu me fantasio de Ryu, de Ivan Drago e de Tigre no carnaval. Uma frase? “Trabalhe com o que ama e você nunca vai precisar trabalhar na vida, porque vai morrer de fome”. Escrevo sobre tudo o que passa na minha cabeça, sobre tudo que acontece na minha vida e, sobretudo, sobre nada. Meu cachorro se chama Bolinho.