Divã-neando Relatório de Evidências

Felicidade tem preço?

Escrito por Thigu Soares

Ser feliz está mais para um acidente – como um espirro – do que para um estado que se alcança indefinidamente.

Dinheiro não traz felicidade, diz o ditado. Os mais gananciosos dizem que quem diz isso não sabe onde comprar, mas que tem preço. Já os mais espirituosos concordam, mas dizem que sofrer em Paris, Londres ou Nova Iorque ajuda muito. Não apareço aqui com a ideia irresponsável de precificar ou não a felicidade. Particularmente, não sou muito simpático a esse papo de ser feliz. Isso é algo pra quem acredita na felicidade como um estágio que possa ser prolongado, e eu respeito isso. Mas, pelo menos pra mim, a felicidade acontece como um espirro. Acontece, na maioria das vezes, do nada, passa rápido e até alivia e, mais uma vez, no meu caso, se vier em quantidade, me irrita.

Acho legal quem consegue viver com alergia. Talvez por isso alergia e alegria sejam acrônimas. A pessoa alérgica é a pessoa feliz. O sujeito que espirra de vez em quando, é do meu tipo. Minha grande proposição nessas linhas é que percebi que alguns espirros têm preço. A academia, pelo menos quando acaba, faz bem… E a gente sabe bem quanto a nossa custa. Um gol do nosso time num estádio lotado ou numa competição importante muda um dia, tomemos como um espirro! Isso tudo tem preço, você sabe, mesmo que só aproximadamente, o quanto gastou (ou investiu) pra viver aqueles momentos.

Agora, me digam: quanto vale o sorriso de uma criança, um momento bobo a dois ou seu doguinho fazendo festa pra você depois de um dia miserável no trabalho? Qual o preço de um elogio profissional sincero, de um carinho no ego ou de um presente sem motivo? Quantos espirros uma viagem pode promover ao longo de toda sua vida?

Mesmo não sendo alegre, ou melhor, alérgico, percebi que o dito popular e todos os seus complementos têm razão. Talvez eu ache que a felicidade possa ter preço, mas só às vezes! Só tenho certeza de que dinheiro não compra alergia, quer dizer, alegria.

Espirrem!

Sobre o autor

Thigu Soares

Um ex-jovem sempre velho que sonhou ser escritor. Blogueiro bissexto, cronista por vocação, "publicizeiro" totalmente por acaso. Intenso, exagerado, mal humorado, ácido e corrosivo. Leal, amigo e um pouco mentiroso. Flamenguista, carioca e pai de dois Pugs lindos. Luto contra a balança e brigo com a tarja preta. Já quis salvar ou o mundo, mas dá muito trabalho, mas dá preguiça… Mesmo sem fazer isso direito, tento seguir rabiscando como dá. É bom pra combater ou manter a loucura.

1 comentário

Comente! É grátis!