Cantinho da Leitura Gerando Gentileza

Crônicas indica: Contos da Minha Nuvem

Escrito por Nathalia Karl

Pedro Guilherme, o jovem autor de Contos da Minha Nuvem, nos mostra que pode criar o seu próprio estilo, enlaçando de forma especial o universo infantil com o mundo adulto.

Hoje começarei pela moral da história: Acredite na realização de todos os seus sonhos.

Nos últimos tempos, tenho tido o privilégio de dedicar carinho para outras pessoas, e em janeiro de 2018 conheci um menino chamado Pedro Guilherme através de um vídeo no Facebook em que, em um leito hospitalar, ele falava sobre sua delicada condição de saúde e sobre o seu grande sonho de se tornar um escritor, e acrescentava orgulhoso que tinha diversos projetos prontos. E esse menino é tão arretado que tinha mesmo.

Achar o Pedro Guilherme foi para mim como acertar os seis números da loteria. Uma tremenda sorte e uma das mais belas lições de vida. Ele virou o meu dengo, e enquanto ele seguia internado em Fortaleza, daqui das terras imperiais a vaquinha online para a publicação de Contos da Minha Nuvem ia de vento em popa. A campanha foi um tremendo sucesso e, em 24 de maio de 2018, o sonho do Pedro foi realizado. Um livro incrível, explodindo fofura, simplicidade e muitos outros valores.

Por isso, desejo que assim como o Pedro, todos que tenham um sonho cheguem lá. Tudo sempre é possível. Aproveito para agradecer mais uma vez pela honra de assinar o prefácio de um livro tão especial que convido vocês a conhecerem. Vão amar!

Pedro Guilherme entra no mundo do conto mostrando que pode criar o seu próprio estilo, enlaçando de forma especial o universo infantil com o mundo adulto.

Ariano Suassuna disse uma vez que “não existe diferença entre a literatura e a vida”, e é por isso que as histórias de “Contos da Minha Nuvem” comovem o leitor, que é envolvido em textos que, embora lúdicos, revelam uma visão profunda sobre a vida e seus diversos acasos, como em “O garoto e a rotação”, “A morte não é o fim” e “Tarde demais”.

O jovem escritor, com leveza e um coração puro, nos faz captar a beleza que há na vida. Com a espontaneidade de quem dá seus primeiros passos no mundo da literatura, sua linguagem favorece a compreensão e torna a leitura prazerosa tantos para os pequenos leitores quanto para os adultos.

Seus textos emocionam e nos instigam a refletir, sendo este o ponto forte da obra, pois Pedro aborda, de forma simples, temas complexos e muito relevantes, como em “O ego”, “Sempre ao seu lado” e “Divisão? Que nada”. O modo como vários contextos da vida são apresentados em seus contos facilita as diversas abordagens com os jovens, criando um espaço motivador para pensar e debater diferentes temas, fazendo surgir e desenvolver de maneira natural o senso crítico, transformando o mundo em que vivem de modo criativo e responsável.

José de Alencar, notável escritor do século XIX e conterrâneo de Pedro Guilherme, falou que “O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”; e é assim, com sucesso e a partir da determinação de um pequeno escritor obstinado, que, hoje, contemplamos o nascimento do primeiro livro de Pedro Guilherme Lima Ramos; “Contos da Minha Nuvem”.

Você pode comprar o livro aqui, ó: https://editoraliterar.lojaintegrada.com.br/contos-da-minha-nuvem

Sobre o autor

Nathalia Karl

Nathália é uma vítima de suas próprias frases mal alinhavadas que lhe rendem um retrato falado que não corresponde a realidade.
Está lançado o desafio: Se não gostarem, processem-me.