Gerando Gentileza Sem meias palavras

A verdadeira gratidão

Escrito por Mayara Godoy

A gratidão deve ser praticada todos os dias – mas temos de fazer dela mais do que palavras vazias e transformá-la em atitudes.

Todos os dias, nos deparamos na internet com fotos artisticamente perfeitas, em cenários espetaculares, com a legenda #gratidão. Selfies em pontos turísticos internacionais, posts de matar de inveja, um Instagram digno de celebridade capa da Caras.

Gratidão ao universo, gratidão para cá, “gratiluz” para lá.

Bem, não tenho nada contra quem agradece às forças cósmicas, sobrenaturais e até divinas pelas conquistas que têm na vida. Acho inclusive saudável.

Mas, acho também que devemos praticar a gratidão para com outros seres humanos no nosso dia a dia mesmo, principalmente nas pequenas e importantíssimas coisas.

Agradeça, sim, ao garçom, toda vez que ele vier à tua mesa te trazer um novo pedido. Mesmo que ele já esteja te atendendo há duas horas. Agradeça.

Agradeça, todos os dias, à moça da faxina que limpa tua mesa no trabalho. Agradeça ao porteiro do teu prédio, que passa as madrugadas lá, zelando pelo teu conforto.

Agradeça ao motorista do ônibus e ao cobrador. Agradeça ao varredor de rua. Agradeça ao catador de materiais recicláveis.

Não importa se todas estas pessoas estão fazendo simplesmente seus trabalhos e sendo remuneradas para isso. Agradeça.

Agradeça porque a atividade deles é importantíssima – e, muitas vezes, invisibilizada. Mas o fato de eles existirem e estarem ali trabalhando faz a nossa vida bem mais confortável.

Se você está numa posição de privilégio perante alguém, agradeça e, se possível, homenageie estas pessoas, pois elas com certeza passam inúmeros perrengues e dificuldades para estar ali, e merecem tanto respeito e consideração quanto qualquer outra pessoa.

Trate a todos com gentileza e cortesia. Seja educado e simpático com a caixa do supermercado tanto quanto você é para com o diretor da sua empresa. Agradeça a todos que, com pequenos gestos, tornam a vida de outros melhor – seja o motorista que parou na faixa de pedestres para você atravessar, ou o colega de trabalho que segurou o elevador para você entrar. São estas sutis gentilezas que fazem do mundo um tanto mais agradável e suportável.

Pode continuar postando fotos com legendas good vibes se quiser, mas lembre-se, sempre, de que esta aqui é a verdadeira gratidão.

Sobre o autor

Mayara Godoy

Palestrante de boteco. Internauta estressada. Blogueira frustrada. Sarcástica compulsiva. Corintiana (maloqueira) sofredora. Capricorniana com ascendente em Murphy. Síndrome de Professor Pasquale. Paciente como o Seo Saraiva. Estudiosa de cultura inútil. Internet junkie. Uma lady, só que não. Boca-suja incorrigível. Colunista de opiniões aleatórias. Especialista em nada com coisa nenhuma.