Sessão pipoca

Por que assistir a Brooklyn 99

Escrito por Mayara Godoy

Brooklyn 99 é uma das melhores séries da atualidade. E neste texto te dizemos por quê.

Tradicionalmente, quando a gente pensa em séries de humor, logo se lembra de vários exemplos que, para serem engraçados, usavam o recurso de fazer chacota com algo preconceituoso. Porque durante muito tempo foi assim mesmo: humor era, quase sempre, depreciativo.

Eu mesma me lembro de ter visto muitas séries que, apesar de engraçadas, reproduziam estereótipos e reforçavam padrões vigentes. Por exemplo, Two and a Half Men, que eu adorava, e só percebi muito mais tarde que se tratava de uma série extremamente misógina. 

Há quem diga que tudo isso é papo de gente chata e que o mundo perdeu a graça porque hoje não se pode mais fazer piada de nada. E é aí que Brooklyn 99 entra em cena para provar justamente o contrário. 

À primeira vista, B99 pode parecer apenas mais uma série de humor pastelão. Mas, é só a gente se atentar a alguns detalhes para perceber que se trata de uma série muito atual e – por que não dizer? – profunda. 

Sem dar spoilers, cito alguns dos motivos pelos quais, na minha opinião, todo mundo deveria ver Brooklyn 99:

Minorias e inclusão

O seriado se passa numa delegacia de polícia americana, que teria tudo para ser o grupo mais clichê. Mas, em vez disso, é um grupo bastante heterogêneo, que abarca negros, mulheres, latinos e homossexuais. 

Temas importantes, sem lacração

Para mim, um dos principais méritos de Brooklyn 99 é conseguir inserir, nesse contexto de comédia policial, temas absolutamente fundamentais nos dias atuais, porém sem nenhum viés de lacração nem de militância panfletária. A forma de abordagem dos temas é leve, e ao mesmo tempo profunda. Já me peguei rindo e chorando no mesmo episódio, porque B99 te faz pensar, mas sem deixar um clima de mal estar. Tudo muito bem dosado.

Bons exemplos de masculinidade

Jake Peralta e Charles Boyle: como não amar?

Em tempos em que se faz tão necessário discutir a masculinidade tóxica, B99 desconstrói o estereótipo do policial hetero machão, e nos apresenta personagens masculinos por quem a gente se apaixona episódio após episódio. Personagens que se permitem se desconstruir e cuja sensibilidade para temas difíceis vai sendo aflorada a cada episódio.

Bons exemplos de feminilidade

Gina Linetti, Amy Santiago e Rosa Diaz: o power trio feminino da 99!

Outro problema muito comum em quase qualquer obra de ficção é a exploração da imagem feminina, sempre hipersexualizada. Mais um tema que Brooklyn 99 trabalha com maestria. Assim como os homens da série, as personagens femininas são construídas com foco em outros atributos – mulheres fortes, dedicadas ao trabalho, inteligentes, sagazes, e também sensíveis – por que não?. É maravilhoso apreciar uma obra que não reforça a competitividade entre as mulheres por um viés de aparência ou meramente sexual. 

Bons exemplos de amizade

Além de tudo isso, se alguém me perguntasse uma das principais lições de Brooklyn 99, eu diria que são as de amizade. Apesar de todos os perrengues que se passam numa delegacia de polícia, há sempre momentos em que prevalecem as boas relações de irmandade, cumplicidade e companheirismo. 

Humor genuíno

Aí vocês me perguntam: se não pode fazer piada com nada, como essa série pode ser engraçada? E o segredo é justamente que o humor é extremamente despretensioso e transparente. Você sabe que aquela cena foi feita para ser engraçada, e tudo bem, porque você ri mesmo, e sem peso na consciência, porque a comédia simples também é boa.

Em outros casos, o humor aparece justamente para quebrar um diálogo que poderia se tornar muito denso, trazendo o alívio cômico (sem deixar de te fazer refletir um pouquinho). 

Em outras palavras, as piadas são dosadas de forma que a série não se torne enfadonha e nem vazia. Não é apenas o humor pelo humor. É o humor como pano de fundo para muitas discussões maiores. Humor de qualidade, inteligente, sem necessidade de frases apelativas ou de linguagem vulgar. Isso é Brooklyn 99. 

Os episódios de Halloween são os melhores. Fica a dica!

Na minha opinião, uma das melhores séries que a TV produziu nos últimos tempos e merecedora do Globo de Ouro que conquistou.

São motivos suficientes? O que você está esperando?

Nine-nine!

Sobre a série:

Formato: Sitcom
Gênero: Comédia
Duração: 21–23 minutos
Estado: Em produção
Criador(es): Dan Goor, Michael Schur
País de origem: Estados Unidos
Idioma original: inglês
Onde assistir: As primeiras quatro temporadas estão disponíveis na Netflix Brasil.

Sobre o autor

Mayara Godoy

Palestrante de boteco. Internauta estressada. Blogueira frustrada. Sarcástica compulsiva. Corintiana (maloqueira) sofredora. Capricorniana com ascendente em Murphy. Síndrome de Professor Pasquale. Paciente como o Seo Saraiva. Estudiosa de cultura inútil. Internet junkie. Uma lady, só que não. Boca-suja incorrigível. Colunista de opiniões aleatórias. Especialista em nada com coisa nenhuma.