Sessão pipoca

5 séries de TV criadas por mulheres com protagonistas incríveis

Escrito por Letícia Nascimento

Você certamente conhece muitas séries com personagens feministas excelentes. Mas, e séries criadas por mulheres? Neste post, a gente lista cinco.

Após uma semana corrida e na ausência de criatividade para o texto da semana, resolvi escrever sobre algo que me move e me inspira: boas séries de TV com roteiros excelentes. Pra ficar ainda melhor, séries criadas por mulheres e com protagonistas maravilhosas. Chegou a hora de resolver algumas pendências culturais, se deliciar, se apaixonar e até mesmo sofrer com histórias incríveis. 

Fleabag

Começo essa lista com a série que quebrou a banca no último Emmy e com todo o mérito. Fleabag, de Phoebe Waller-Bridge, que também interpreta a personagem principal, foi a melhor coisa que assisti em 2019, quiçá nos últimos anos. A dramédia britânica nos envolve com um roteiro primoroso, desses que fazem uma roteirista chorar de tão rico e magistral, e é impossível não maratonar as duas temporadas de seis episódios e ficar com gosto de quero muito mais.

Waller-Bridge transpõe para a tela os dilemas e as complexidades de uma mulher “moderna” com nada menos do que genialidade e uma quebra da quarta parede de tirar o fôlego. Ela ainda é responsável por Killing Eve, uma série de espionagem com duas protagonistas mulheres (as magníficas Sandra Oh e Jodie Comer), outra grande surpresa da televisão nos últimos anos. Nada que eu diga sobre Phoebe vai expressar o que sinto no momento por essa mulher. Apenas assista às suas séries, por favor. 

Onde assistir? Amazon Prime Video

The Marvelous Mrs. Maisel

Se 2019 foi o ano de Fleabag brilhar nas premiações, 2018 foi a vez de uma outra série incrível, cativante e inteligentíssima. Criada por Amy Sherman-Palladino (da excelente e saudosa Gilmore Girls), The Marvelous Mrs. Maisel é ambientada na década de 50 e nos coloca na vida de Miriam “Midge” Maisel, interpretada pela sensacional Rachel Brosnahan. Se hoje em dia ainda lutamos para ocupar espaços artísticos dominados por homens, imagine ser uma comediante naquela época? E divorciada? E mãe solteira? Vale a pena conferir o processo da afiadíssima Midge e se deliciar com o universo de excelentes personagens e atuações brilhantes que a cercam. Acredite, ela é realmente maravilhosa. Já estou na expectativa para a terceira temporada! 

Onde assistir? Amazon Prime Video

The Middle

Se tem uma série que sinto saudades é dessa aqui. Por nove temporadas acompanhamos a família Heck e seus personagens repletos de realidade e muita identificação. A grande maestrina da história, Frances Heck, interpretada pela maravilhosa Patricia Heaton, nos guiava pelo complexo cotidiano de uma mãe de três filhos, com pouca grana e muito humor. A série foi criada pelas ótimas DeAnn Heline e Eileen Heisler e, sem dúvidas, ocupa um espaço especial no meu coração. Se você curte séries “gente como a gente” vai adorar The Middle. 

Onde assistir? A série já foi encerrada, mas é reprisada no Warner Channel.

Anne with an E

Agora, uma adaptação literária para a TV que conquistou a todos. Anne with an E é baseada no livro de 1908, Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery e foi adaptada por Moira Walley-Beckett. A história da órfã Anne é super envolvente e, além do roteiro cheio de frescor, a série possui fotografia e direção de arte impecáveis, que nos fazem querer ser transportados imediatamente para aquele universo tão único. A bela atuação de Amybeth McNulty é mais um motivo para acompanhar essa personagem que não se deixa abater por quase nenhum obstáculo. Eu estou atrasada e não terminei de assistir a segunda temporada, mas pretendo fazer isso o quanto antes, já que a série já foi renovada. 

Onde assistir? Netflix

Grey’s Anatomy 

Uma lista de séries criadas por mulheres que se preze tem que ter a maravilhosa Shonda Rhimes! Uma roteirista negra que enfrentou a indústria de cabeça erguida e peito aberto e hoje é um dos maiores nomes da televisão norte-americana. Além de sua primeira série de sucesso (e uma grande queridinha do público e dessa que vos fala), Grey’s Anatomy, Shonda emplacou outros grandes sucessos como Scandal e How to Get Away with Murder – todas com protagonistas poderosas. Porém, ainda é Grey’s que prova o potente trabalho de Shonda.

Iniciando sua 16ª temporada, a série passa por altos e baixos mas continua trazendo episódios incríveis, repletos de emoção e vida real e, por mais que muitos defendam o seu fim há muito tempo, acredito que ainda temos muita lenha pra queimar com a gama de personagens que Shonda construiu ao longo de todos esses anos. Enfim, eu é que não vou largar esse osso saborosíssimo agora.

Onde assistir? Netflix e Canal Sony

Pronto! Agora você tem mais cinco séries para assistir, gostar, odiar, viciar ou, simplesmente, ignorar. Eu sugiro que você fique com a primeira opção.

Sobre o autor

Letícia Nascimento

Jornalista por formação, redatora por rotina, roteirista de alma, deseja um dia ter a audácia de se intitular escritora. Ama bebês, cachorros e fofuras em geral. Cinéfila que assiste de tudo, viciada em séries e leitora apaixonada. Possui todos os distúrbios possíveis do sono, luta contra a ansiedade crônica e a fibromialgia com humor e acidez. Parece jovem mas joga gamão nas horas vagas.

Adicionar comentário

Comente! É grátis!