Sessão pipoca

Cinco dicas de filmes para você conhecer o cinema indiano

Escrito por Guilherme Alves

Aproveite para se divertir e aprender mais sobre uma cultura fascinante.

Eu sempre tive a curiosidade de assistir a filmes de Bollywood, mas nunca tinha tido a oportunidade – pelo menos não legalmente. Ano passado, porém, fuçando no Amazon Prime Video, descobri que o catálogo deles está cheio de produções indianas – nem todas de Bollywood, mas, na verdade, isso é melhor ainda. Já assisti a um monte, separei meus favoritos, e hoje decidi compartilhá-los com vocês.

Todos os filmes recomendados abaixo estão no catálogo do Amazon Prime Video, mas, infelizmente, nem todos têm legendas em português, embora todos tenham legendas em inglês.

1. Chandigarh Amritsar Chandigarh
(2019, 1h46min)

Esse foi o primeiro filme indiano ao qual eu assisti no Amazon Prime - mas não o primeiro da vida, já que, uma vez, durante um voo internacional, eu assisti a um, embora infelizmente eu não me lembre de seu nome. Chandigarh Amritsar Chandigarh é uma comédia romântica, não muito diferente das norte-americanas com as quais estamos acostumados, mas com um diferencial e tanto: é ambientado na Índia, mostrando várias nuances da sociedade indiana.
No enredo do filme, Reet (Sargun Mehta), jovem estilista bem sucedida da cidade de Chandigarh, viaja até a cidade de Amritsar para desmanchar um noivado arranjado por seus pais, com o qual ela não concorda. Sem conseguir encontrar seu noivo, ela acaba passando o dia em companhia de um desconhecido (Gippy Grewal), o que a levará a questionar vários de seus valores.
Ambientado no Punjab, um dos estados indianos de cultura mais interessante, Chandigarh Amritsar Chandigarh é uma refilmagem de Mumbai-Pune-Mumbai, filme lançado nove anos antes com o mesmo enredo - mas ambientado na cidade de Pune. Infelizmente, não pude assistir a esse também para comparar

2. Raabta
(2017, 2h24min)

Shiv (Shusant Singh Rajput), jovem bancário indiano, consegue um emprego na filial de seu banco em Budapeste, Hungria. Lá, ele conhece Saira (Kriti Sanon), também imigrante indiana, dona de uma loja de chocolates. Os dois se apaixonam, mas, um dia, numa festa, entra em cena o milionário Zack Merchant (Jim Sarbh), que quer a todo custo se casar com Saira. O motivo é bem, digamos, indiano: em uma vida passada, Saira estava prometida a Zack, mas fugiu para se casar com Shiv - e o milionário, que tem lembraças dessa outra vida desde criança, não está disposto a deixar isso acontecer novamente.
Com romance, ação, comédia e ainda o plot twist da reencarnação, Raabta ("conexão") é um dos filmes mais interessantes que eu já assisti. O único problema é que ele é um tantinho longo.

3. Bonus
(2020, 1h58min)

Aditya (Gashmeer Mahajani) é um rapaz de família rica, herdeiro de uma empresa de fabricação e revenda de materiais de escritório. Sempre tratou os empregados com desdém, e é contra o pagamento de bônus no salário, pois acredita que isso torna os trabalhadores preguiçosos. Durante uma reunião da diretoria, seu avô (Mohan Agashe), o dono da empresa, faz com ele uma aposta: se ele conseguir viver durante 30 dias apenas com um salário equivalente ao de um dos empregados da fábrica, cortará todos os bônus daquele ano.
Evidentemente, o único local que Aditya consegue encontrar para morar que caiba em seu orçamento é em um dos bairros mais pobres de Mumbai, onde passará por enormes dificuldades devido às diferenças em relação ao estilo de vida com o qual estava acostumado. Para completar, ele se apaixona pela bela Minal (Pooja Sawant), e não quer que ela descubra que ele na verdade é rico.
O filme não tem nenhuma crítica social mega fantástica, mas é bem divertido - e serve sim para mostrar que passar na pele é a melhor forma de se solidarizar com os problemas dos outros.

4. Karwaan
(2018, 1h53min)

O pai de Avinash (Dulquer Salmaan), com quem ele estava brigado e não falava há anos, vem a falecer em um acidente durante uma viagem. A funerária comete um engano, e manda para Bangalore, onde mora Avinash, o corpo de uma mulher que morreu na mesma viagem. Como a empresa não reconhece o erro, ele acaba por conta própria descobrindo que tal mulher é mãe de Tahira (Amala Akkineni), que mora em Kochi, do outro lado do país, e está com o corpo de seu pai. Sem que nenhum dos dois possa pagar o traslado, Avinash e seu amigo Shaukar (Irrfan Khan) decidem colocar o corpo em uma van (o que é proibido pelas leis da Índia) e levá-lo até Kochi para fazer a troca. No meio do caminho, Tahira ainda pede para que por favor eles deem uma passada na Universidade de Ooty (totalmente fora do caminho), para buscar e levar para casa sua filha (neta da falecida), a adolescente problemática Tanya (Mithya Palkar), que também não tem uma boa relação com a mãe.
Road Movie improvável com belíssimas paisagens do interior da Índia, Karwaan ainda tem a presença de Irrfan Khan, hoje famoso por filmes de Hollywood como As Aventuras de Pi e Jurassic World.

5. Dhoom 2
(2006, 2h31)

Confesso que, inicialmente, essa não seria uma das minhas escolhas para esse texto, mas eu preciso falar de Dhoom 2. Continuação de Dhoom ("euforia"), de 2004, Dhoom 2 é um filme de ação bollywoodiano que tem como estrelas  o super policial Jai Dixit (Abhishek Bachchan), que trabalha para o ACP, o FBI da Índia, e seu parceiro, o criminoso redimido e transformado em agente de polícia Ali Khan (Udai Chopra). Após impedir uma gangue de motoqueiros que roubava cargas em Mumbai no primeiro filme, agora eles têm de tentar deter o super ladrão conhecido apenas como Sr. A (Hrithik Roshan), e, para isso, contarão com a ajuda de uma antiga colega de Jai, Shonali Bose (Bipasha Basu), e de outra ladra redimida, Sunehri (Aishwarya Rai).
Com elenco estelar (Bachchan e Roshan são dois dos maiores astros do cinema de ação indiano, Chopra é um dos mais famosos atores de comédia da Índia, e Rai é uma das mais populares atrizes de Bollywood), Dhoom 2 tem a distinção de ter sido gravado no... Rio de Janeiro.
Isso mesmo, após cometer um crime em Mumbai, o Sr. A decide vir para o Brasil, trazendo os mocinhos em seu encalço. E aí rolam todas aquelas vergonhas alheias de sempre, como lugares que obviamente não ficam no Brasil, desfile de escola de samba fora do Carnaval, festa com tochas na praia etc. Mas vale dar uma conferida.

Espero que vocês gostem das dicas, e que encontrem muitos outros filmes indianos maravilhosos no seu serviço de streaming preferido. Pra mim, foi bem difícil escolher só cinco, tem mais um monte que eu achei legais demais.

E você, já assistiu a algum filme indiano? Conta pra gente!

Sobre o autor

Guilherme Alves

Nascido numa tarde quente de verão no Rio de Janeiro, casado aparentemente desde sempre, apaixonado por idiomas (se pudesse, aprenderia todos). Professor de inglês porque era a única profissão que parecia fazer sentido, blogueiro porque gosta de escrever desde que a Tia Teteca mandava fazer redação. Coleciona DVDs, tem uma pilha de livros que comprou mas ainda não leu maior que uma pessoa (de baixa estatura) e um monte de jogos de tabuleiro que não tem tempo de jogar. Fanático por esportes, mas só para assistir, porque é um pereba em todos eles. Não se pode ter tudo na vida.

Adicionar comentário

Comente! É grátis!