Sem meias palavras

Eu não vendo passagens

Escrito por Rose Carreiro

Agentes de viagens não vendem passagens, diárias de hotéis ou roteiros guiados. O trabalho do agente de viagens é vender atendimento.

É noite de domingo, e eu acabo de emitir passagens aéreas de uma promoção de fim de semana, atendendo ao pedido de um cliente via Whatsapp. É fim de semana, mas eu trabalhei fazendo check-in de um grupo que volta de viagem amanhã. Tivemos feriado na semana passada, mas aqui em casa teve plantão, acompanhando a greve de uma companhia aérea e reacomodando meus passageiros. Vai rolar Black Friday e eu estou pesquisando promoções porque, apesar de ganhar comissão, eu quero que meus clientes viajem com as melhores condições. 

Eu sou agente de viagens, mas eu não vendo passagens. Eu não vendo hotel a preço igual, maior ou menor àquele site de reservas online. Nem vendo excursões guiadas ou pacotes. Eu vendo atendimento. Vendo informação. Vendo meu tempo, minhas pesquisas, minha experiência e assistência. 

Se o meu preço às vezes não é mais barato do que “na Internet”, é porque eu não vendo preço. Se eu não sou tão rápida quanto aquela rede de lojas que cospe orçamentos genéricos na hora, é porque esse não é o meu trabalho. O meu trabalho é buscar entender o que os meus clientes querem, pesquisar o melhor pra sua viagem, de acordo com seu perfil – o que leva um bocado de tempo e muitas vezes é interrompido por outras ligações, mensagens, ou mesmo atendimentos presenciais, então me perdoem – para então calcular o custo disso, preparar tudo de forma didática e oferecer o que pode-se chamar de “o meu preço”. 

Não sou a melhor profissional, nem a mais rápida ou eficiente, muito menos consigo atender a todo mundo. E nem todos os que são atendidos por mim se tornam meus clientes fiéis. Mas, os que me conhecem e entendem o meu trabalho sabem que nunca vão ficar na mão. E que vão se beneficiar das informações, das dicas, e da comodidade de ter sua viagem prontinha na mão, e o meu telefone sempre à disposição.

Se meus clientes não dormem preocupados com condições climáticas que podem estragar sua viagem, cancelar seu voo, miar aquele dia de programação nas férias, eu passo as noites em claro junto. Porque eles sabem que mesmo em caso de de alteração, de greve, arrebatamento, ou de qualquer B.O. que possa surgir em suas viagens, eles sempre serão assistidos. Porque é isso que um agente de viagens vende.

Sobre o autor

Rose Carreiro

Nascida num 20 de Outubro dos anos 80. Naturalmente petropolitana, com passaporte carioca. Flamenguista pé frio e expert em não se aprofundar em regras esportivas. Fã de Verissimo – o Luis Fernando – e Nelson, o Rodrigues (apesar de tudo). Poser. Pole dancer com as melhores técnicas para ganhar hematomas. Amadora no ofício de cozinhar e fazer encenações cômicas baratas. Profissional na arte de cair nos bueiros da Lei de Murphy.

4 comentários

Comente! É grátis!