Relatório de Evidências

De perto, ninguém é normal

Escrito por Mayara Godoy

Ninguém é normal. E isso é normal.

Dizia Caetano que, de perto, ninguém é normal.

De fato, se a gente for analisar bem direitinho, as pessoas, na sua intimidade, têm umas manias e umas atitudes bem esquisitas.

Sempre tem aquela pessoa que não gosta de escovar os dentes. Sempre tem quem esquece de pagar as contas. Tem quem nunca sabe onde deixou os óculos. E quem não faz a menor questão de arrumar a cama pela manhã.

Tem gente que rói unha. Tem gente que mistura roupas brancas e coloridas na máquina de lavar. Tem gente que larga o calçado no meio da casa. Tem gente que não lava a louça nem por um decreto, e jamais enche a forminha de gelo.

Você com certeza conhece alguém que desrespeita as regras de trânsito. Que fura fila no supermercado. Que joga lixo no chão. Que guarda os potes na geladeira com as tampas todas soltas. Alguém que gosta de bisbilhotar a vida alheia. Que rabisca livros. Que enche o carro de adesivos.

Tem o tipo de pessoa que reclama de tudo. A pessoa que fala alto. A pessoa que só ouve áudios do celular no viva-voz, onde quer que esteja. Tem a pessoa que gosta de assistir ao programa policial na TV. E aquela que conta o final do filme ao qual você ainda não assistiu.

Existe gente que usa sapato preto com meia branca. Que não sabe abotoar direito a camisa. Que sai de casa com a roupa furada e nem nota. Que não toma banho de manhã. Que não separa o lixo orgânico do reciclável. Que guarda um monte de papéis velhos e amassados na carteira.

Sim, tem também aquelas pessoas que usam furadeira à noite no apartamento. Que não seguram o elevador. Que não abaixam a tampa da privada depois de usar. Que sempre se atrasam pros compromissos. Que não respondem mensagens no WhatsApp.

Em todo lugar tem alguém com o perfume forte demais; alguém que não sabe cozinhar; e alguém que tira a cebola da comida na hora de comer. Tem sempre alguém com mania de assoviar, de batucar ou de estalar os dedos. Alguém que é viciado em Coca-Cola, que fuma Marlboro, que não gosta de cachorro.

Tem gente que começa coleções e nunca termina; começa dietas e abandona; começa filmes e dorme no meio. Tem gente que é maníaco por futebol, curte tecno-brega e nunca come salada.

A humanidade é formada por um complexo conjunto de indivíduos das mais variadas formas, cores e manias. Desde o obsessivo que não sai de casa sem ler o jornal e conferir a agenda até o perdido que vai trabalhar no dia em que estava de folga porque nem sabe que dia é.

O ser humano é, por si só, incoerente, complicado, confuso e nada lógico em grande parte das vezes. Mas, por incrível que pareça, todas essas – e outras – esquisitices e falhas de caráter são, em maior ou menor grau, normais. Todo mundo, bem lá no seu íntimo, tem as suas.

O que ninguém é, de perto, é perfeito.

Sobre o autor

Mayara Godoy

Palestrante de boteco. Internauta estressada. Blogueira frustrada. Sarcástica compulsiva. Corintiana (maloqueira) sofredora. Capricorniana com ascendente em Murphy. Síndrome de Professor Pasquale. Paciente como o Seo Saraiva. Estudiosa de cultura inútil. Internet junkie. Uma lady, só que não. Boca-suja incorrigível. Colunista de opiniões aleatórias. Especialista em nada com coisa nenhuma.

Comente! É grátis!