Sem meias palavras

Saibam ser hipócritas

Escrito por Thigu Soares

É preciso saber viver – e usar a hipocrisia em nosso favor.

Caso existisse um conselho válido a algum amigo, parente, descendente ou algo que o valha, o conselho seria duro e simples: saibam ser hipócritas.

Algumas muitas incongruências funcionam como parte fundamental de qualquer vida ordinária. Costumo dizer – até dotado de certa propriedade – que o apego pela coerência me faz mais mal que a simples entrega à hipocrisia. 

Coerência desgasta e dá trabalho, estressa. Na verdade, o apego por ela se torna uma prisão dolorida. A hipocrisia parece surgir como um escape necessário aos alinhamentos dispensavelmente duros que impusemos a nós mesmos nessas tortas estradas da vida.

Amaldiçoada por natureza, é a conduta hipócrita que permite – quando consultada pelo bom senso – que possamos revisitar conceitos ultrapassados e promover uma mudança real em nós mesmos. Afinal, viver com ela é uma coisa. Viver dela é sinônimo e certeza de vergonha pra passar. 

Entenda o uso da hipocrisia com verdade e destemor. Compreenda o apego à coerência como algo que precisa ser visto com parcimônia. Não seja hipócrita de acreditar que sem certa dose de hipocrisia não se caminha em frente.

Sobre o autor

Thigu Soares

Um ex-jovem sempre velho que sonhou ser escritor. Blogueiro bissexto, cronista por vocação, "publicizeiro" totalmente por acaso. Intenso, exagerado, mal humorado, ácido e corrosivo. Leal, amigo e um pouco mentiroso. Flamenguista, carioca e pai de dois Pugs lindos. Luto contra a balança e brigo com a tarja preta. Já quis salvar ou o mundo, mas dá muito trabalho, mas dá preguiça… Mesmo sem fazer isso direito, tento seguir rabiscando como dá. É bom pra combater ou manter a loucura.

Comente! É grátis!