Cantinho da Leitura Gerando Gentileza

A Batatinha Fantasma vai virar livro

Escrito por Mayara Godoy

Você conhece a Batatinha Fantasma? Se não, vamos corrigir essa falha de caráter agora mesmo.

A Batatinha é um projeto sensacional produzido pelo Filipe Remédios e pela Carol Borges. Os dois são ilustradores – talentosíssimos, diga-se de passagem – e já tinham seus projetos pessoais quando se conheceram.

Aí, eles começaram a namorar e, quase de brincadeira, resolveram começar um projeto juntos, algo para ser “um momento de relaxamento e conexão, uma brincadeira pra descontrair entre um trabalho e outro”, conforme conta o Remédios.

Após alguns rabiscos e muitas ideias, eles resolveram produzir tirinhas das situações cotidianas, retratando o relacionamento deles de forma bem humorada. E a sacada foi tão genial que a Batatinha foi deixando de ser um hobby e se profissionalizando, pois muitos dos leitores começaram a se identificar e a pedir para serem retratados como batatinhas também.

Então, a Batatinha acabou passando de plano B a trabalho principal dos dois. E agora, para comemorar um ano de namoro – e de Batatinha -, eles vão lançar o primeiro livro do projeto!

O livro

Nas palavras do Remédios, “o livro é uma grande celebração do primeiro ano da Batatinha e do nosso primeiro ano de namoro. Fazer um livro é um processo muito especial, é uma forma de materializar, tornar palpável o amor que nós e os leitores temos por esse projeto”.

O livro será uma experiência nova, ele conta, pois, além de ser bem maior que o formato do Instagram – as páginas terão o tamanho de 20cm x 20 cm -, será impresso num papel especial, o Pólen Bold, que tem um toque gostoso e uma cor amarelada que torna a leitura mais agradável. Será uma edição robusta, com 144 páginas, contendo as tirinhas do primeiro ano da Batatinha, além de várias tiras inéditas.

Como adquirir o livro

Para viabilizar o projeto, o casal abriu uma campanha no Catarse, e quem quiser contribuir pode optar por diversos valores, começando em R$ 20, e cada tipo de contribuição terá algumas recompensas diferentes – entre elas, a cópia impressa do livro a partir de R$ 45 de contribuição. Todos os exemplares virão autografados. A campanha no Catarse vai até o dia 6 de outubro.

Como colaborar com artistas independentes

Na conversa para escrever este texto, eu perguntei para o Remédios como as pessoas podem apoiar não apenas o projeto da Batatinha, mas de todas as pessoas que produzem conteúdo e vivem disso, sejam ilustradores, escritores, músicos, enfim, gente que está aí se dedicando e se sustentando com sua arte.

Ele me explicou que a maioria dos quadrinhos independentes produzidos na internet, como o deles, por exemplo, é publicado gratuitamente para a leitura, mas, para o projeto continuar existindo, ele precisa se financiar de alguma forma. Afinal, os boletos chegam, né?

Se você é um leitor, um apreciador desse tipo de trabalho, sempre pode fomentar o mercado comprando produtos, livros e fazendo encomendas – lá no perfil deles no Instagram tem todo o passo a passo para fazer qualquer tipo de encomenda, seja da Batatinha ou dos projetos solo do Remédios e da Carol.

Empresas também podem anunciar seus produtos através das tirinhas, ou contratar os serviços deles para ilustração ou quadrinhos.

Mas, mesmo quem não compra nada pode contribuir, compartilhando as tinhas com os créditos e colocando o link da página do artista pra mais leitores chegarem à fonte, ou mesmo curtindo e comentando os posts e indicando pra quem pra quem você achar que pode gostar também!

Assim como a Rose já abordou aqui no Crônicas, esse tipo de incentivo é muito importante para quem produz conteúdo, porque geralmente quem faz esse tipo de trabalho faz realmente com amor e dedicação, e nosso apoio – seja financeiro ou apenas com divulgação – pode ser a diferença entre um projeto maravilhoso alcançar o infinito e além, ou ser descontinuado.

Espero que, ao final deste texto, você esteja contribuindo com o Catarse da Batatinha, ou com qualquer artista que você goste, e esteja compartilhando com todo mundo as coisas lindas que essa galera produz por aí.

Batate-se!

Sobre o autor

Mayara Godoy

Palestrante de boteco. Internauta estressada. Blogueira frustrada. Sarcástica compulsiva. Corintiana (maloqueira) sofredora. Capricorniana com ascendente em Murphy. Síndrome de Professor Pasquale. Paciente como o Seo Saraiva. Estudiosa de cultura inútil. Internet junkie. Uma lady, só que não. Boca-suja incorrigível. Colunista de opiniões aleatórias. Especialista em nada com coisa nenhuma.

1 comentário

Comente! É grátis!